Click click, bang bang! De olho nos clipes do BTS

fuuism

Por fuuism

O BTS volta às paginas do KSS!

O fanmeeting RWeL8? de Bangtan Boys está na portinha, e com a proximidade cresce a ansiedade dos fãs que vão ver de perto esse grupo avassalador.

Para alimentar a vontade inesgotável de ver esses sete, dessa vez vamos dar uma olhada nos principais clipes do grupo que vem deixando sua marca no meio K-Pop.

~ If I ruled the world I’d do it all, I’d do it all ♫

No More Dream

No seu clipe de estréia, BTS apresenta a vibe bad boy que se faz presente em grande parte das faixas que promovem.

No More Dream é uma música de impacto, repleta de influência hip hop, com raps acelerados, baixo carregado e melodia envolvente que se complementam de forma marcante. (Também inesquecível é a, agora clássica, rebolada de Jimin com a camisa levantada.)

No vídeo, os membros interpretam um grupo de alunos rebeldes que rouba o ônibus da escola e toca o terror na vizinhança. À primeira vista são arruaceiros, mas essa impressão muda com a letra da música: eles estão se rebelando, sim, mas a coreografia potente é acompanhada de uma música com uma mensagem.

A letra fala com os jovens que não tem sonhos, de como as formas habituais de ensino nas escolas e as expectativas sociais acabam dizimando seus sonhos, até que estes jovens se encaixem nos padrões que são esperados deles – quando não impostos. A sugestão é de ver além dos receios e das pressões, de forma a encontrar seu próprio caminho sem forçar a barra. De voltar a ser capaz de pensar alto, ir além.

N.O.

Em N.O., BTS continua sua mensagem de revolta com as pressão imposta sobre os jovens, mas dessa vez de forma ainda mais direta. O clipe mostra os membros concentrados de forma quase hipnótica numa sala de aula, engolindo pílulas e ensinamentos confusos de forma acelerada.

A música aborda os pais que esperam que os filhos deem seu máximo nos estudos para que se enquadrem no modelo social, em seguida arrumando um bom emprego, um bom carro e uma boa casa, sem chance ou incentivo de sair do caminho predeterminado. “Os adultos dizem que as dificuldades são temporárias. Aguente mais um pouco. Deixe para fazer o que quer depois.”. A música então sugere a todos que digam “não”, que não pode ficar para depois, que ninguém deve ser aprisionado ao sonho de outra pessoa.

Os membros conseguem se livrar do controle da sala de aula e enfrentam seus algozes. Após passar por um deserto onde duas mãos gigantescas tentam alçar os céus, a luta contra os captores termina. Apesar de vencerem a batalha, fica a impressão que a guerra pelos sonhos continua.

Ir contra a ideia de galgar a escada social sem pensar com sinceridade no que significa viver. a mensagem em N.O. é global, mas especialmente associada à estrutura coreana de ensino e a adesão aos padrões.

Boy in Luv

Com Boy in Luv, a faixa principal do lançamento seguinte, BTS resolveu voltar com um estilo diferente. Combinando com o título do EP Skool Luv Affair (romance colegial), cantam sobre os amores que os adolescentes experimentam na época de escola.

Mesmo assim, a música e coreografia tem tanto impacto quanto os lançamentos anteriores, apresentando o estilo habitual do grupo de passos e composição fortes, com o estilo hip hop mais uma vez se fazendo presente. Levando em consideração as tendências eletrônicas que cercam os relacionamentos atuais, a própria letra tem ar de revolta com o sentimento que domina o coração: Por que você agita o meu coração? Por que eu olho para a foto do seu perfil tantas vezes? Eu fico ansioso quando você lê a minha mensagem e não responde.

No clipe, os membros se alternam na tentativa de conquistar a garota enquanto lidam com seus sentimentos turbulentos. (Imperdível também é a rápida cena no urinol do banheiro masculino, onde acidentalmente parece que Jimin manja a rola de Jungkook.)

Antes do lançamento do vídeo, foi informado que haveria a mudança de foco na produção. Depois da discussão sobre os sonhos dos jovens, o enfoque passaria a ser nas circunstancias de amor dos jovens, um tema não menos relevante. Os membros do grupo participaram ativamente da produção das músicas do EP, contribuindo com a composição e a letra das faixas.

De forma a acrescentar ao contexto das faixas principais, BTS costuma lançar outros clipes complementares, geralmente usando a música do single que promovem em seguida.

We Are Bulletproof Pt.2 foi o single que seguiu No More Dream. A apresentação dá prioridade aos membros de forma individual. O grupo fala de suas lutas e dificuldades pessoais no caminho da música, com uma letra incisiva e até mesmo venenosa, criticando aqueles que por não saberem cantar se apresentam como rappers sem capacidade, além de chamar para a briga quem quiser criticar pois eles são à prova de balas.

O!RUL8,2? foi lançado alguns dias antes do clipe da N.O., com o vídeo sendo considerado um “trailer conceitual”. Ao invés de um simples teaser, o clipe trouxe uma performance com traços de dança interpretativa. Os membros enfrentando seus agressores e se libertam no final, ao som de uma faixa eletrônica com influência de dubstep, incluindo também a batida de Black Skinhead de Kanye West..

Just One Day é um clipe de outra faixa do EP Skool Luv Affair, que dá continuidade aos sentimentos abordados na Boy in Luv, mas com sentimentos mais suaves dessa vez. O grupo dança numa sala branca com cadeiras, enquanto cantam sobre os desejos e sonhos que se tem sobre a pessoa amada. Apesar da música mais afetuosa, a faixa inclui os raps que caracterizam BTS.

Além disso, nos canais oficiais do grupo podem ser encontrados outros clipes e vídeos do grupo como:

  • 학교의눈물 (Escola de Lágrimas) – Jin, Suga, Rap Monster
  • 졸업 (Formatura) – Jimin, Jungkook, J-hope
  • 어른아이 (Criança Adulta) – Rap Monster, Suga, Jin
  • Beautiful – J-Hope, Jimin, V, Jungkook

E muito mais. Portanto, não deixe de conferir o conteúdo dos canais da Big Hit e do Bangtan TV.

E claro, a página da Mix Jukebox para adquirir ingresso do showcase de BTS a ser realizado no dia 1º de agosto!

Para mais informações sobre o BTS, confira nosso artigo anterior sobre o grupo.

Anúncios

16 comentários sobre “Click click, bang bang! De olho nos clipes do BTS

  1. não vaii ser dessa vez , maiis um show qe não vou poder ir maiis do próximo não importa oq eu tenha qe fazer mais eu vou ir , tenho qe conhecer os membros do BTS e quando isso acontecer vou da um abraço bem apertado e chorar muito se não tiver um infarte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s