Momento, Destino e Amor ~Tree of Heaven

Tree of Heaven

Tree of Heaven

Bom pessoal, hoje resolvi trazer a vocês um pouco da cultura televisiva coreana. Diferentemente da cultura ocidental que costuma produzir telenovelas e series, o forte de países como Coreia, Japão, Taiwan são os dramas: mininovelas  com episódios apresentados semanalmente e que não costumam ultrapassar a faixa de 16 episódios. É isso mesmo, já pensaram em uma novela curta assim? Pois é, esse é o fantástico dos roteiros, uma vez que em poucos capítulos desenvolvem-se histórias incríveis e apaixonantes com toda uma profundidade de sentimentos que algumas das melhores produções ocidentais não conseguem atingir.

Os asiáticos são conhecidos por roteiros intensos, que debatem desde questões delicadas e importantes às suas sociedades a temas universais, como problemas familiares, no trabalho e principalmente na escola.

Mas o drama que vim trazer neste post inicial é um drama bem singular, repleto de lágrimas, saudade e espera que conta a história de um casal de irmãos por lei (irmãos pois seus pais se casaram) e que são obrigados a conviver. Hana, filha de pai japonês e mãe coreana que se estabeleceram no Japão e Yoon Suh, filho do novo pai de Hana, coreano. Desde o primeiro momento sua relação já se anuncia como sendo difícil, pois além da barreira da língua, Hana, jovem doce e delicada que ainda sente a perda de seu pai, precisará transpor sozinha a parede de gelo que é o próprio Yoon Suh.

Yoon Suh oppa, como chamado por Hana desde o primeiro momento, é um jovem traumatizado com a morte da mãe,

Oppa, Saranghae!

Oppa, Saranghae!

que lhe prometera voltar assim que a neve caísse, por isso Yoon Suh caminha descalço e deita-se na neve, como se não falar já não o tornasse estranho suficiente aos outros.

Hana e Yoon Suh oppa são deixados aos cuidados da irmã do pai falecido de Hana, mulher amargurada que vive na casa da cunhada de favor, pois destruíra seu casamento por seu vicio em jogo. Com a partida do casal a tia fica responsável por cuidar da casa de fontes termais da família e com sua filha, Maya, se vê no direito de maltratar os jovens irmãos, desde sobrecarregando-os de trabalho a deixa-los sem comida, enquanto à sua filha é dado tudo. Maya é a esperança de sua mãe, que espera enviar a filha a faculdade para que ela mude suas vidas. A jovem realmente é promissora, se forma com as melhores notas da escola e só uma coisa a impede de ingressar na faculdade de Tokyo  – Ah, me esqueci completamente de dizer que apesar de ser um drama coreano se passa no Japão. Gomen nasai – falta de dinheiro, já que sua mãe nunca poupou nada e sim perdeu e se endividou no jogo.

Mas parece estranho alguém que vive de favor maltrar seus benfeitores não? Seria se a tia má não tivesse há muito um plano: vender a casa de fontes e fugir com o dinheiro. E é o que ela faz. Assim que a mãe de Hana viaja ela coloca a casa a venda e aguarda um comprador e é nesse ínterim se dedica, juntamentente a filha,  a infernizar os irmãos.

Oppa...

Oppa…

Porém o mundo de Hana agora não compreende o que está se arranjando, a menina apenas se dedica a ajudar Yoon Suh, para que esse se abra para ela e para o mundo, seus dias são apenas para isso até que Hujiwara Ryu entra em cena. O Ryu senpai (veterano) é um ex-aluno da escola de Hana e apaixonado por ela, a jovem também gosta dele, ou acha que gosta. E essa proximidade começa a irritar o já apaixonado Yoon Suh que não demora revelar seus sentimentos. Hana não aceita, tão pouco entende, pois eles são irmãos. Mas aos poucos também se apaixona e se vê diante do dilema seguir seu coração enfrentando tudo e todos para ficar com Yoon Suh ou ir para Tokyo com Ryu. Sem forças Hana rejeita o amor de Yoon Suh, que se declarara na frente de todos.

Quando se arrepende é tarde o jovem que vivia correndo pela neve desaparece numa noite de nevasca. Sua tia e prima fogem com o dinheiro da venda das fontes e Hana se vê abandonada por todos.

Dois anos se passam e a moça tem uma vida difícil em Tokyo, mesmo sob a proteção de Ryu. E quando tudo está cada vez pior Yoon Suh oppa reaparece, cercado de mistério inicialmente a rejeita, mas não demora a sucumbir diante de seus sentimentos.

Contudo há muitos entraves ao jovem casal, ele não leva uma vida segura, ela espera encontrar os pais, Maya reaparece e se apaixona por Yoon Suh e Ryu deseja casar-se com Hana, mesmo ela não o amando. Muitos encontros e desencontros ocorrerão até que os jovens consigam se reencontrar definitivamente.

No entanto ao longo dessa trajetória o autor nos lança a uma reflexão sobre nós mesmos, sobre nossas vidas, o que é certo e o que é errado. Por meio de um ato errado de uma das personagens a vida de todos muda, lembrando-nos de como a vida é simples e frágil. Não há um caminho certo ou perfeito, ou mesmo solitário, a vida de uma pessoa estará sempre entrelaçada a de outras, um passo em falso e tudo cai por terra, o que era óbvio simplesmente se desfaz e o que se planejou nunca acontecerá.

Diante disso restam os arrependimentos e a esperança de ter uma segunda oportunidade, o drama leva-nos a entender a efemeridade dos momentos e como é normal do ser humano não valorizá-los. É preciso perceber a felicidade nas pequenas coisas, pois elas não voltam.

Acompanhado de uma trilha sonora maravilhosa, com as vozes de Do Ye Won e Shin Seung-hun, este drama nos brinda com uma história de amor puro, tão puro como e neve, que sofre com os acasos do destino.

Assistam e descubram a quem, o menino calado de pés frios e coração quente entregará seu coração.
Vocês pode baixar por torrent aqui.

Confiram algumas cenas:

Tree of Heaven

“Se seus pés estiverem frios… então seu coração não estará.”

" Yoon suh Oppa!"

” Yoon suh Oppa!”

 

Post por Edylene Daniel, formada no curso economia UFRRJ, estudante de letras português-literaturas UFRJ, atuando como revisora, amante de cultura japonesa, koreana e zás, louca pro encontrar o meu Yoon suh Oppa.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s