Diálogos Culturais: debate com a presença da jornalista e escritora Yoona Kim

YOONAkim

O Asian Club e a Universidade Federal Fluminense têm a honra de apresentar a segunda edição do evento “Diálogos Culturais”, agora com a fundadora do Centro Cultural Hallyu e autora de livros sobre a presença da cultura coreana no Brasil: Yoona Kim. “Diálogos Culturais – Yoona Kim” é uma palestra aberta para todo o público com a finalidade de disponibilizar um espaço de discussão sobre as relações entre a Coreia do Sul e o nosso país, levantando questões sobre o avanço do consumo da cultura pop sul-coreana pelo público brasileiro e a presença da comunidade coreana no Brasil.

A palestra acontecerá no dia 20 de julho, às 18 horas e 30 minutos, na sala 305 do bloco A no Campus Gragoatá da UFF.

Autora dos livros “A Jovem Coreia – Um almanaque de uma das imigrações mais recentes do Brasil” (2008), da série “Na Moda – Um outro olhar sobre o Brás e o Bom Retiro” (2009, 2010 e 2011), “50 Anos de Relações Diplomáticas Brasil-Coreia” (2013) e “Aprendendo Hangul – Básico 1” (2015), Yoona Kim dedica-se à pesquisa com o objetivo de salientar o papel coreano na construção da sociedade brasileira contemporânea. Formada em Jornalismo, Yoona começou a publicar livros por causa da sua pesquisa especializada em Jornalismo Multimídia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e, desde então, a autora se tornou um expoente da cultura coreana dentro do circuito brasileiro. Atualmente, ela possui seu próprio canal no Youtube onde ensina as lições de idioma coreano contidas no seu livro mais recente, e também é fundadora da R.E.D.E. Brasil, empresa que atua no mercado atendendo multinacionais coreanas e órgãos governamentais. Recentemente, Yoona inaugurou o Centro Cultural Hallyu, o mais novo espaço de divulgação e aprendizado sobre a cultura coreana, localizado no bairro paulista conhecido como o polo coreano no Brasil: o Bom Retiro.

A iniciativa “Diálogos Culturais” do Asian Club se propõe a travar conexões entre expoentes da cultura asiática no Brasil, acadêmicos e fãs. Na sua primeira edição, a prestigiada cantora sul-coreana de Bossa Nova, Heekyung Na, abordou sua vivência no mercado da música brasileira na Coreia do Sul e suas parcerias com grandes nomes como Oswaldo Montenegro, Roberto Menescal e Ivan Lins. Agora, nessa segunda edição, Yoona Kim relatará a sua experiência dentro da comunidade coreana no Brasil, o interesse em escrever livros sobre cultura, a inauguração do Centro Cultural Hallyu, o desenvolvimento do seu canal na internet e a sua participação dentro do circuito Hallyu no país. Além disso, um breve panorama sobre o crescimento e o potencial da Onda Coreana no Brasil e a expectativa sobre a participação da Coreia do Sul nas Olimpíadas do Rio serão chaves do debate, explicitando a proximidade dos dois países geograficamente distantes, mas que se revelam próximos pelos seus estreitos laços econômicos, políticos e culturais na atualidade.

Criado em 2013 na Universidade Federal Fluminense, o Asian Club é um grupo dedicado ao debate e reflexão em torno das produções midiáticas da Ásia Oriental – ficções seriadas televisivas, filmes, animações, videoclipes, música pop e suas celebridades associadas, entre outras vertentes. O propósito principal do clube é o aprofundamento na compreensão dos outros modos de concepção, produção e distribuição da cultura pop de países do Extremo Oriente, para além de uma perspectiva ocidental. E, através disso, disseminar o conhecimento em torno dessas produções junto à comunidade acadêmica e ao público local. Atualmente, o projeto é formado por alunos de Estudos de Mídia, Produção Cultural, Cinema, Jornalismo e História, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF (PPGCOMUFF) e também de outras universidades.

Evento: Diálogos Culturais – Yoona Kim
Data: 20 de julho de 2016.
Horário: 18:30h.
Local: Sala 305 no Bloco A do Campus Gragoatá.
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói, Rio de Janeiro.
Realização: Asian Club – UFF.
Entrada franca.
Marque sua presença no evento oficial no Facebook!  🙂 E não deixe de acompanhar a página do Asian Club para mais novidades!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s